Sobre

O QUE É A O2?

A O2 é um projeto educacional, envolvendo o ensino formal e não-formal, para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência de nossas ações no oceano. Contribuindo com a formação de uma Geração Oceano, esta iniciativa se alinha à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021 – 2030) e à ações para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Na O2, a diversidade de participantes e produtos demonstra o potencial brasileiro em abordar a temática da sustentabilidade do oceano, estejamos perto ou longe do mar e independente da nossa idade ou nível escolar. 

Do local ao global, a Olimpíada do Oceano trabalha conceitos científicos, atividades pedagógicas, culturais e realidades locais de forma proativa, inovadora, inter- e transdisciplinar. Ao estimular e ampliar a visibilidade da educação e das ações socioambientais em todas as realidades sociais e geográficas, perto ou longe do mar, a O2 é uma oportunidade de aprendizado colaborativo e de transformação positiva da educação. 

Ela é realizada pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, e a UNESCO, conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com a colaboração do projeto EUceano, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e da Rede de Escolas Azuis do Atlântico (All-Atlantic Blue Schools Network). Agora, vamos expandir internacionalmente com novas parcerias.

QUEM PODE PARTICIPAR?

A O2 é para todo(a)s e com todo(a)s, portanto toda a sociedade pode participar! A participação na O2 pode ser efetivada por indivíduos, instituições que integram o sistema formal de ensino ou instituições que promovem espaços não formais de ensino. Portanto, qualquer pessoa interessada e de qualquer idade, mesmo que não vinculada a instituições de ensino, poderá participar de qualquer uma das modalidades.

COMO A O2 FUNCIONA?

A Olimpíada do Oceano (O2) tem a sua estrutura baseada em modalidades e temas transversais. 

São três modalidades nas quais a cultura oceânica é o foco principal:

  • Conhecimento: participação individual para maiores de 8 anos de idade através de uma prova temática de múltipla escolha. O formato da prova poderá ser online ou presencial.
  • Projeto socioambiental: participação individual ou em grupo para todas as idades. Os projetos devem ser originais e com foco na cultura oceânica, apresentando a relação do ser humano com o oceano. O produto final, contendo as ações desenvolvidas e os seus resultados, deverá ser apresentado no formato digital.
  • Produção artística, cultural e/ou tecnológica: participação individual ou em grupo para todas as idades. As produções devem ser autorais e originais e devem trabalhar a cultura oceânica. O produto final deverá ser entregue no formato digital.

Em 2023, quatro temas transversais estarão presentes na prova de conhecimentos e a inclusão de um ou mais deles é opcional nos trabalhos das modalidades Projeto socioambiental e Produção artística, cultural e/ou tecnológica:

  • Mulheres na Ciência: promoção de meninas, jovens e mulheres para a carreira de educação, cidadania, ciência, tecnologia e inovação, fomentando a equidade de gênero, alcançando as diretrizes institucionais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030.
  • Mudança Climática: A O2 2023 quer aprofundar a discussão sobre mudanças climáticas considerando o Princípio Essencial 3 da Cultura Oceânica: “o oceano exerce uma influência importante no clima”.
  • Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável: este é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil para 2023, o qual reforça a relevância das ciências básicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).
  • Regiões polares: A O2 quer promover a importância das regiões polares e sua relação com o oceano. Estas regiões estão sendo afetadas em alta velocidade pelas mudanças climáticas, o que pode influenciar todo o resto do mundo. Convidamos especialmente para priorizarem o papel da Antártica nesta dinâmica.  
Envio alternativo de trabalhos das modalidades Socioambiental e/ou Produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas

Caso você esteja enfrentando problemas pra efetuar o envio de seus arquivos, utilize o nosso sistema alternativo para fazer o envio alternativo de seu(s) trabalho(s).

Antes, porém, termine de atualizar todas as suas fichas de inscrição, seguindo até o fim no sistema de edição em nosso site, e confirmando todos os termos de envio, inscrição e participação, deixando o campo dos arquivos em branco.

Nosso sistema alternativo é composto de dois passos:

  1. formulário a ser preenchido abaixo para informar nossa equipe que existem arquivos a serem adicionados em sua inscrição;
  2. envio do(s) arquivo(s) através do sistema Google Drive;

Apesar de super simples, é muito importante seguir as instruções e fazer todo o procedimento com cautela e atenção para garantir que tudo dê certo.

Para prosseguir, você precisará saber o(s) número(s) do(s) ID(s) da(s) inscrição(ões) para a(s) qual(is) você deseja fazer o envio. Vale lembrar que o ID é o número de identificação, não o Código da Inscrição. Caso não saiba onde achar o ID, clique aqui

Ao finalizar o processo, assim que atualizarmos suas inscrições com os arquivos enviados, nossa equipe entrará em contato com mais instruções ou confirmando a atualização. Vale lembrar que esse processo é feito manualmente e não de maneira automática, então podemos demorar alguns dias pra finalizar e dar um retorno.

ETAPA 1: FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES

Para mais de uma inscrição, separe os números de ID por vírgulas.

ETAPA 2: ENVIO DOS ARQUIVOS

Para evitar confusão, altere o nome do seu arquivo da seguinte forma: E-mail de cadastro – ID da inscrição.

Ex: professor@email.com – 0202.jpg

Caso esteja enviando mais de um arquivo para a inscrição, prefencialmente junte todos eles em uma pasta zipada, ou numere entre parênteses após o ID.

Ex: professor@email.com – 0202.zip
professor@email.com – 0202 (1).jpg
professor@email.com – 0202 (2).jpg

Envie seus arquivos para nossa pasta do Google Drive, clicando aqui.

APÓS CONCLUIR TODAS AS ETAPAS, PODE FECHAR ESSA MENSAGEM.

Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para realizar o procedimento, entre em contato com nosso suporte, clicando aqui.

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Antes de enviar sua mensagem, que tal consultar nossa Central de Ajuda para ver se não encontra a resposta por lá? Estamos atualizando de acordo com os principais problemas que estamos recebendo de nossos usuários. ACESSE CLICANDO AQUI.

Nossa equipe está pronta para te ajudar. Por favor informe com detalhes o problema para que possamos verificar como podemos solucionar.

Além dos dados pedidos acima, também estamos coletando o endereço da página que você está no momento, seu endereço de IP e alguns dados técnicos sobre seu dispositivo, entre eles seu navegador e sistema operacional, unicamente com o intuito de ter mais informações para podemos ajudar na sua solicitação. Ao clicar no botão ENVIAR abaixo, você concorda com a coleta e envio das informações.